Equipamentos essenciais na prática de ciclismo de rua

A cada ano que passa aumenta o número de pessoas que escolhem a bicicleta como meio de transporte, prático e barato. Diariamente as pessoas costumam usá-la para lazer, para praticar exercícios físicos e para trabalho.

Mas como em qualquer outro tipo de veículo, a prática do ciclismo de rua precisa ser realizada de modo seguro e para isso existem equipamentos para aumentar a segurança. Esses equipamentos não podem ser ignorados caso você decida andar de bicicleta. Sendo assim, se você pretende praticar o ciclismo de rua veja alguns equipamentos essenciais.

Bicicleta

O primeiro passo para quem pretende praticar ciclismo é comprar uma bicicleta. Antes de comprar qualquer modelo você precisa definir a utilização da bicicleta, por exemplo, se é uma bike para lazer, para a realização de atividades físicas, para trabalhar ou para competir.

Você também precisa pensar em que tipo de estrada ela será usada, se é asfaltada, de barro, com buracos, ladeira e etc. Depois disso, você irá escolher uma bicicleta de acordo com o propósito e você também precisa dar atenção aos pneus, a suspensão e outros detalhes importantes.

Da mesma forma, é preciso levar em consideração o seu conforto e a altura, ela precisa ter o tamanho apropriado para evitar a má postura.

Capacete

Um acessório muito importante que não pode ser dispensado é o capacete. Ele é muito importante para a segurança do ciclista caso aconteça um acidente. Existem diversos modelos com de diversos valores, no entanto, o capacete asw é o mais adequado.

Ao comprar o capacete é importante verificar o tamanho correto para cada pessoa, e na própria loja se informe sobre o modo correto de usar esse equipamento de proteção.

Óculos

O uso do óculos desportivo não é apenas para dar um charme no visual, mas também para proteger os olhos contra a poeira e dos insetos. Além disso, o óculos vai proteger os olhos contra os raios solares.

Ele é fundamental para a segurança do ciclista de rua, uma vez que, ao pedalar com velocidade qualquer coisa trazida pelo vento pode atingir seu olho e como consequência, acontecer um acidente.

Luvas

As luvas também entram na lista dos equipamentos essenciais para a prática do ciclismo de rua, mas não é só elas. Os joelhos e cotovelos também precisam ser protegidos por equipamentos apropriados, principalmente, se a estrada for irregular.

Esses equipamentos servem de proteção, pois caso o ciclista cai, evita maiores danos nessas regiões.

Coletes refletores

Todo ciclista deve usar colete refletor, especialmente se a prática do ciclismo ocorrer no período da noite. Existem roupas apropriadas para que pratica esse esporte, que já vem com esses refletores. Nunca dispense o uso dos coletes refletores, pois eles serão responsáveis para que você seja percebido por condutores de veículos nas vias públicas.

Além disso, é muito importante que a roupa seja adequada, produzida com material que ajudem na circulação sanguínea e evite o surgimento de assaduras.

Retrovisor e buzina

Outro acessório importante é o retrovisor e a buzina. Os retrovisores vão possibilitar que você visualize o que acontece ao seu redor e a buzina servirá como um meio de avisar que você estar por ali, além de alertar os condutores de outros veículos sobre a sua passagem.

Vale à pena também incluir nessa lista os faróis, principalmente se você pretende pedalar em horário noturno ou mesmo para dias chuvosos.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *