Como se exercitar com a rotina de trabalho

Se no seu dia a dia você não encontra tempo para praticar esportes, nem mesmo alongamento, você tem interesse em conhecer alguns exercícios fáceis que possa fazer no trabalho.

Com essas atividades, vai ajudar a manter algumas articulações em forma e prevenir dores nas costas. Para quem quer emagrecer, pode usar um shake para emagrecer antes de ir para o trabalho ou para tomar durante o expediente. 

Se, por motivos de trabalho, você passa muitas horas sentado na mesma posição em frente ao computador, deve saber que a qualquer momento você pode sofrer de algum destes problemas:

  • Fadiga visual (devido à diminuição do piscar).
  • Dor nas costas, pescoço e ombros.
  • Síndrome do túnel do carpo (no pulso pelo uso do mouse e teclado).
  • Tendinite devido à repetição de certos movimentos.
  • Retenção de líquidos.
  • Formigamento nas extremidades inferiores.
  • Inchaço dos tornozelos

Para evitar ou reduzir esses sintomas, os especialistas aconselham fazer uma rotina fácil de exercícios que levará no máximo vinte minutos. Se desejar, você pode dividi-lo em duas partes; fazendo um no meio da manhã e um no meio da tarde.

Rotina de exercícios fácil para o meio da manhã

Vire a cabeça para o lado direito até que o queixo fique o mais próximo possível da linha dos ombros, segure por alguns minutos e volte ao centro. Faça para o lado esquerdo e repita mais duas vezes para cada lado.

Incline a cabeça para trás, abrindo ligeiramente a boca para relaxar ainda mais os músculos da nuca. Fique um pouco e volte ao centro. Agora abaixe a cabeça de forma que o queixo toque o peito. Repita a série mais duas vezes.

Gire os ombros para cima até tocar as orelhas e segure por dez segundos. Descanse mais dez e repita mais três vezes.

Abra as pernas e levante um joelho, apoiando-o com as mãos. Segure 30 segundos, desça e troque as pernas. Repita mais três vezes de cada lado.

Equilibre a sola do pé começando na ponta do pé e terminando no calcanhar, repita três vezes.

Faça movimentos circulares com os tornozelos, no sentido horário e anti-horário.

Rotina de treino fácil à tarde

Coloque a mão direita sobre a orelha esquerda, incline a cabeça para o lado direito e segure por alguns segundos. Volte ao centro e repita com a outra mão. Faça três repetições de cada lado.

Traga os ombros até as orelhas e circule-os primeiro para trás e depois para frente. Descanse 30 segundos e repita mais duas vezes.

De pé, abra ligeiramente as pernas, contraia o abdômen, incline as costas para a frente e estique os braços o máximo que puder. Conte até dez e volte à posição inicial. Sempre com as costas retas. Repita três vezes.

Ande de maneira exagerada, tocando o calcanhar e o dedo do pé por dez segundos.

Junte as mãos perto do peito e gire os pulsos para frente e para trás por um minuto. Descanse 30 segundos e recomece.

Estique o braço direito à frente, com a palma voltada para cima, empurre os dedos para baixo com a mão esquerda por alguns segundos. Faça o mesmo com o braço esquerdo.

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