Como fazer vídeos de culinária para o YouTube e mídias sociais

Na verdade, não há nada mais saudável do que comida. Todo mundo come, todo mundo adora. E ainda melhor, as pessoas adoram experimentar novas receitas, estilos e técnicas. 

Não é nenhuma surpresa que o conteúdo de culinária sempre vai bem online por meio de vídeos populares de culinária e preparação de alimentos. Se já tem um fogão consul, pode ser a hora de investir nesse segmento.

Então, se você deseja divulgar seus pratos favoritos para a família ou se tornar o próximo cozinheiro das redes, aqui está um guia rápido para fazer vídeos de culinária úteis e de qualidade que terão um bom desempenho online.

Planejando e criando scripts de vídeos de culinária

Ao criar vídeos de culinária e comida, de longe o aspecto mais importante da produção é o planejamento e o roteiro. Pode parecer bobagem ter roteiro para cozinhar, mas sim, é importante. 

Esta fase de pré-produção é essencial para alinhar não apenas todos os ingredientes de que você precisa para suas receitas, mas também para definir como você apresentará cada informação com um roteiro e uma lista de tomadas.

Uma coisa a ter em mente, porém, que você experimentará em conjuntos de vídeo de culinária, é que, embora uma receita e as etapas sejam exatas, muitos hosts gostam de trabalhar “de improviso” enquanto passam por suas explicações. 

Para manter o fluxo livre e orgânico, incentive a improvisação, mas apenas enquanto as coisas continuarem nos trilhos.

Ao voltar mais tarde, é importante ter certeza de que seu vídeo usará legendas como uma das melhores maneiras de torná-lo pesquisável e aparecer quando as pessoas tentarem encontrar suas receitas específicas. 

Você também pode usar serviços para transcrever todo o áudio em texto, que pode ser cruzado com seu roteiro original, além de estar pronto para enviar legendas para seus vídeos – algo que abordaremos mais a seguir.

Dicas para gravar vídeos de culinária

Se você assistir a programas de culinária na TV, muitas vezes notará que os anfitriões parecem não cozinhar nada. 

Em vez disso, a maioria de seus pratos já foi terminada antes da transmissão. Ao gravar vídeos de culinária por conta própria, você desejará fazer praticamente a mesma coisa.

O melhor truque para atirar é pensar nisso como dois tiros separados. A primeira é sua filmagem focada no chef ou anfitrião que estará falando para a câmera e explicando a receita e as técnicas. 

Você deve fotografar de forma ampla e com iluminação sólida de três pontos para garantir que o anfitrião esteja no seu melhor.

A segunda sessão será em close-ups da comida realmente sendo preparada e cozida. A melhor maneira de filmar isso é a conhecida técnica “de cima para baixo” que você vê em vídeos de culinária online.

Pode ser necessário ficar de pé em uma cadeira ou mesa, mas atirar de um lugar alto dá uma visão completa de uma bancada ou fogão no qual você pode filmar a receita inteira do início ao fim.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *