Conheça as doenças contagiosas que podem existir dentro de um salão de beleza!

Um salão de beleza é um lugar onde respiramos bem estar, vaidade, vontade de ficar mais bonita, não é mesmo?

Nada mais justo, é onde realizamos sonhos de mudança no visual, dos cuidados mais importantes na estética – que não sejam corretivas – e colocar a autoestima lá em cima. Mas também é onde devemos ter muitos cuidados com a saúde.

E para as mulheres empreendedoras, estes cuidados são essenciais, porque é deles que o salão depende para não ter a sua imagem prejudicada  por descuido ou falta de higiene e pior: não tem um incidente com uma cliente, que pode prejudicar a saúde ela e arruinar o negócio.

Mas que será todas nós sabemos quais as doenças contagiosas que podem existir dentro de um salão de beleza?

Vamos falar um pouco deste assunto que não é agradável, mas é fundamental que seja visto. Por clientes e empreendedoras!

01 – Micose de Unhas

Esta é uma das doenças mais comuns em salões de beleza, porque pode ser transmitida por inúmeros objetos usados nos procedimentos: cortadores de unha, alicates, lixas, espátulas e até por toalhas úmidas que estejam infectados.

Além de esteticamente ruim, a micose é de tratamento demorado – como tudo é quando falamos de unhas. Nas mãos, o tratamento pode levar meses e nos pés pode levar até um ano! Vai depender do rimo de crescimento e renovação das unhas.

02 – Piolhos

Sim, o nojento terror das nossas infâncias no colégio pode estar do seu lado em um salão e você não saber!

Eles podem ser transmitidos por escovas, pentes, toucas e aquelas capas usadas em corte de cabelos, que estejam contaminadas por eles. É um infestação especialmente no couro cabeludo, mas pode – com raridade – atingir outras parte do corpo.

03 – Herpes

Podem ser transmitidos quando usamos batons e gloss de outra pessoa no salão. O herpes são aquelas bolinhas nos cantos da boca. Infelizmente é algo bastante comum de transmitir, já que o herpes em sim está presente em grande parte da população.

04 – Conjuntivite Infecciosa

É um quadro mais grave da mais famosa das doenças dos olhos e pode ser transmitida por lápis de olho ou rímel. E também pode se espalhar por aperto de mão.

É importante ir ao médico assim que suspeitar de algo estranho nos olhos, como a secreção característica da conjuntivite ou vermelhidão forte. Esta versão da conjuntivite pode, se não for cuidada, evoluir para úlceras nas córneas e até a perda de visão!

05 – Hepatites B e C

Alicates e os palito usados para limpeza de unhas são os meios de transmissão desta doenças em suas duas versões.

E um complicador: o vírus da Hepatite B e C pode ficar no equipamento por dias se ele não for esterilizado ou se não for corretamente.

06 – Dermatite Seborreica

Esta doença se localiza no couro cabeludo e é transmitida por pentes e escovas sem os cuidados de higiene.

É uma inflamação crônica da pele com lesões avermelhadas que coçam e descamam, e não tem cura, mas pode ser controlada com sucesso com os tratamentos existentes.

07 – Vírus do HIV

O vírus causador da AIDS pode ser transmitido através dos objetos perfurantes e cortantes no salão – cortadores de unhas, alicates, tesouras – que tenham tido contato com sangue fresco de uma pessoa soropositiva em um corte feito na pele dela e que depois o objeto é usado em outra pessoa sem a esterilização.

A importância da Esterilização no Salão de Beleza

Os cuidados com objetos usados na pele de clientes em um salão de beleza são sempre poucos, diante dos riscos para a saúde deles e dos funcionários.

A esterilização destrói todos os microrganismos – vírus, bactérias e fungos – em uma proporção de 1 para 1.000.000 o que torna seguro o uso do objeto.

O investimento nos aparelhos de esterilização e o treinamento dos funcionários para que usem sempre e da forma correta é a chave para a confiança das clientes e o sucesso do negócio!

E se você é dona de um salão e não quer ter dor de cabeça com esses problemas, então você precisa ter embalagem para esterilização.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *