Home » Comportamento » Sustentabilidade » Separar o lixo: por quê?

Separar o lixo: por quê?

Lixo-03

Você sabe por que deve separar o lixo ao descarta-lo? Explicamos porque diferenciar orgânicos e recicláveis na hora da limpeza.

A importância de separar o lixo

O lixo orgânico é aquele produzido por animais ou vegetais e não pode ser reciclado. Nessa categoria estão restos de comida, papel higiênico ou guardanapo, etc. Esse tipo de lixo vai para incineração ou aterro sanitário, já que não pode ser reaproveitado.

Separar o lixo 02

Entenda o que é lixo reciclável e orgânico (Imagem: Reprodução)

Já o lixo reciclável são os papéis, plásticos, metais. São materiais que vão para usinas de reciclagem, para serem reaproveitados ou transformados em novos materiais. Nas usinas, eles são separados por tipo, prensados e encaminhados para seu destino.

Quando esses dois tipos de lixo de misturam, o conteúdo orgânico inutiliza o reciclável, tornando-o inútil. Isso faz com que todo o material que poderia ser aproveitado seja descartado. O resultado: mais espaço ocupado com lixo, necessidade maior de produção de material com matéria-prima natural… Ou seja, ao misturar tipos de lixo, você pode estar causando um dano muito maior à natureza do que parece.

Separar o lixo 03

Cerca de 30% do lixo reciclável é inutilizada por estar misturado a rejeitos (Imagem: Reprodução)

Em casa, basta separar o lixo em reciclável e orgânico. Quando estiver em locais que disponibilizam lixeiras seletivas (aquelas que diferenciam os materiais por cor), deposite seu lixo no recipiente certo. O natureza e quem trabalha com lixo agradecem.


compartilhar
compartilhar

No Comments.

Escreva seu comentário

* Campos Obrigatórios