Home » Comportamento » Pet » Gastroenterite canina

Gastroenterite canina

Gastroenterite canina

A gastroenterite canina atinge os bichinhos com mais frequência do que pensamos e às vezes a gente nem vê que eles estão doentes. Saiba mais sobre esse problema e como tratá-lo.

Cuidado com a gastroenterite canina

Se seu cachorro anda apresentando diarreia e/ou vômito, fique atenta: ele pode estar com gastroenterite canina. Apesar do nome, esse mal também atinge gatos. Basicamente, a gastroenterite é uma inflamação no estômago e nos intestinos que impede a absorção dos alimentos pelo organismo, causando má digestão de nutrientes. Nem sempre um mal estar do animal indica que ele está doente, mas os sintomas não podem durar mais que um dia.

Os sintomas gerais são, além do vômito e da diarreia, perda de apetite, sangue nas fezes, dor abdominal e perda de peso. A gastroenterite canina pode ser causada por vírus e bactérias, e surge com o consumo de comida estragada, alergia a alimentos, ingestão de objetos e intoxicação por produtos químicos.

A ingestão de objetos e alimentos impróprios é a principal causa da gastroenterite canina (Imagem: Reprodução)

Para proteger seu bichinho da doença, evite dar a ele alimentos de consumo humano, especialmente os industrializados (é por isso que existe a ração), não o deixe mexer no lixo e mantenha a comida do pet bem conservada.

Caso seu companheiro esteja apresentando sintomas, leve-o a um veterinário. O tratamento mais comum é o jejum e posterior reeducação alimentar, mas pode ser necessário o uso de medicamentos. Quanto mais tempo você esperar para começar o tratamento, mais sério – e irreversível – o quadro pode se tornar.


compartilhar
compartilhar

No Comments.

Escreva seu comentário

*

* Campos Obrigatórios