Como Usar a Carteirinha de Estudante em Sua Viagem?

O autor inglês Simon Raven afirmava que “a vida é pequena, o mundo é grande”. Temos muitos lugares para explorar, embora nem sempre seja fácil arcar com os custos, ainda mais quando se é jovem. Nesse sentido, usar a carteirinha de estudante na viagem pode ajudar.

Quem tem o espírito viajante mas sempre acaba protelando os passeios por novos ares por causa das finanças apertadas, não pode perder a publicação de hoje. Vamos conversar sobre como esse documento de identificação dos estudantes pode representar uma grande diferença no orçamento da viagem.

Portanto, se a sua ideia é fazer amizades novas, fotografar novas paisagens, experimentar novos sabores e aromas, continue de olho nas dicas. Você vai ver como é possível se dar bem na próxima aventura. Bora lá!

Hospedagem com desconto para estudantes

Os primeiros impasses na hora de programar uma viagem são os aposentos. Afinal de contas, depois de um dia de passeios exaustivos, tudo o que um viajante quer é descasar com conforto para renovar as energias e começar tudo outra vez no dia seguinte, não é mesmo?

Como Usar a Carteirinha de Estudante em Sua Viagem? (foto: internet)
Como Usar a Carteirinha de Estudante em Sua Viagem? (foto: internet)

As tarifas dos hoteis não costumam ser muito baratas. Pelo contrário, quanto mais conforto mais caro é o valor da diária.

No entanto, para quem tem a carteirinha de estudante há uma alternativa interessante. Existe uma grande rede de hostéis que é voltada justamente para o atendimento ao público jovem. É a chamada HI Hostelling International, que tem uma história secular nesse segmento.

Tudo começou em 1920, quando um albergue para estudantes foi montado na Europa. Atualmente, é claro que as coisas mudaram bastante mas o princípio é exatamente o mesmo: oferecer um espaço seguro e confortável para o descanso e a integração de jovens que colocaram o pé na estrada.

Essa é uma rede mundial, inclusive com reconhecimento da Unesco pelos serviços prestados ao longo de tantas décadas. No Brasil, as unidades que fazem parte da rede estão espalhadas pelas mais diversas regiões, especialmente no Nordeste.

Cidades como João Pessoa, Belém, Arraial d’Ajuda, Porto Seguro, Salvador, Fortaleza, São Luís, Brasília, Ouro Preto, Foz do Iguaçu e muitas outras são contempladas. Nesses hostéis, quem apresenta a carteirinha de estudante recebe descontos excelentes na reserva, com direito a café da manhã.

Passagens com desconto para estudantes

Ok, a hospedagem não é a maior das preocupações quando o jovem possui a sua carteirinha de estudante anualmente renovada. Mas e o transporte? O que fazer?

Bem, infelizmente ainda não há uma regulamentação precisa sobre o assunto. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) recomenda que seja conferida a política de descontos estaduais e municipais para conferir se há algum subsídio.

No caso dos jovens de baixa renda, aí sim há um desconto de 50% garantido. Em alguns casos, até mesmo a gratuidade da passagem. A limitação é de 2 assentos gratuitos e 2 assentos com abatimento no preço por veículo.

Para ter acesso a esses benefícios, é preciso ter uma carteirinha de estudante especial chamada ID Jovem. Ela é obtida mediante inclusão no Cadastro Únicos dos programas sociais do governo federal. Somente jovens com renda familiar de até 2 salários mínimos podem obter o documento.

Essas foram as dicas de como usar a carteirinha de estudante na sua viagem. Gostou? Que tal compartilhar? Até mais!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *