Home » Blogs » Treinamento Funcional – A Moda Entre os Famosos

Treinamento Funcional – A Moda Entre os Famosos

treinamento-funcional

Em toda entrevista, ao ser perguntado o que faz para cuidar do corpo, o famoso sempre cita as seguintes atividades – Boxe, muay thai, academia, corrida e… TREINAMENTO FUNCIONAL.

Bem, mas o que é essa modalidade e por que está despertando tanto interesse na maioria dos famosos e pessoas “comuns”?

O TREINAMENTO FUNCIONAL, na essência, nada mais é que fazer exercícios para o corpo todo, com o objetivo de melhorar suas funções no dia a dia, como já diz o nome.

Sempre digo nos meus treinos, você não vai se tornar só forte ou só resistente, dentro dessa linha de treino, as duas e mais inúmeras valências físicas são trabalhadas com muita eficácia.

Os exercícios desse tipo de treino são baseados em padrões de movimentos que envolvem múltiplas articulações simultaneamente, por meio do uso das cadeias corporais, sendo esses padrões tais como puxar e empurrar realizados na posição vertical, horizontal e diagonal em relação ao eixo do corpo.

Existe hoje uma grande procura por esse tipo de atividade, pelo fato de que quando se trabalha um maior número de unidades motoras num movimento, o gasto calórico se faz muito elevado, gerando no computo final uma diminuição do percentual de gordura e melhora das atividades diárias gerais.

Por que o treinamento funcional é tão famoso?

Os exercícios da metodologia do treinamento funcional simulam em quase sua totalidade os movimentos diários que uma pessoa pode ter, como agachar, saltar, fazer mudanças de direção num espaço curto e etc. Esse ar de desafio dentro do treinamento é o que o faz ser tão famoso, pois o treino funcional foge daquela máxima de 3 series de 10 repetições  tão utilizada nas academias. Dentro do Treino Funcional básico existe o Treino Circuito Funcional, que é composto por missões, o aluno tem uma meta dentro do horário de treino, como por exemplo, realizar 20 saltos num pneu, 20 tiros na velocidade máxima, saltar 10 cones na sequência e assim por diante.

circuito funcional

O circuito funcional é um treino que envolve corrida, saltos, tiros, entre outras missões.

Em resumo, o Treinamento Funcional é comprovadamente um dos tipos de treino que mais demonstra resultados e que tem mais índice de aceitação pelo público em geral, pois possui dentro do seu contexto as bases tanto teóricas quanto práticas que mais trazem benefícios para quem faz, benefícios esses como o ambiente e bem estar e o resultado iminente tanto na melhora das atividades diárias como o tão sonhado emagrecimento. Experimente e sinta seu corpo responder, não vai conseguir parar!

Um grande abraço.

Sobre o autor

Renato Cazula

Renato Cazula é Personal Trainer oficial da Miss Paraná Alessandra Bernardi e consultor contratado da Agencia de Modelos WR MODELS, responsável pela preparação para concursos e desfiles, proprietário da Assessoria Esportiva CF TRAINER Treinamento Circuito Funcional, formado na primeira turma da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, atende em parques, academias e condomínios da região de Curitiba, prestando consultoria a distância nos seus treinos, Renato se coloca a disposição dos leitores para sanar todas as dúvidas em relação ao exercício físico e em como cuidar da saúde com o que há de mais eficiente. Contatos: personal.cazula@hotmail.com

No Comments.

Escreva seu comentário

*

* Campos Obrigatórios