Home » Beleza » Dieta e Saúde » Como soltar intestino preso

Como soltar intestino preso

soltar_intestino_preso

Muitas mulheres sofrem com a prisão de ventre, o famoso intestino preso. O problema pode aparecer durante a gravidez ou até mesmo ser constante. Por isso convidamos mais uma vez a nutricionista Paola Nunes para nos explicar quais os alimentos são favoráveis para soltar o intestino preso.

 

Como soltar intestino preso

 

Quais alimentos melhoram o funcionamento do intestino e ajudam a soltar prisão de ventre?

Alimentos com maior teor de fibra alimentar seja solúvel ou insolúvel. Estes alimentos são as frutas, legumes, verduras principalmente folhosos verdes crus, as leguminosas que incluem os feijões, grão de bico, lentilha, ervilha, os farelos de aveia, quinoa, amaranto os grãos integrais, como arroz integral, trigo integral e as sementes de girassol, de linhaça, de abobora, de gergelim.

Importante ressaltar que para que o hábito intestinal se regularize, devemos consumir um volume adequado de água ao longo do dia.

soltar prisao de ventre

As fibras são muito boas para ajudar a soltar prisão de ventre.
Imagem: Reprodução

Quais prejudicam e devem ser banidos da dieta de quem sofre deste problema?

Os alimentos que mais prejudicam são os ricos em açúcares e cereais refinados e gorduras (salsicha, linguiça, molhos industrializados, salame, refrigerante). O consumo em excesso de leite de vaca, carne vermelha e aditivos alimentares também podem desfavorecer o funcionamento adequado do intestino.

Veja também: 10 alimentos para dieta

 

Como os laxantes atuam?

Os laxantes podem ter diferentes mecanismos de ação, todavia, muitos atuam por meio de mais um mecanismo. Boa parte destes medicamentos aumentam as contrações da musculatura e aceleram o transito intestinal e podem causar diarréia. Além disso, o uso contínuo de laxantes, principalmente sem prescrição e acompanhamento médico, pode desencadear aumento de distensão (sensação de estufamento) e flatulência (gases), comprometimento da absorção de vitaminas lipossolúveis (vitamina A, D, E, K) e em alguns casos problemas na constituição da mucosa intestinal.

 

Os chás laxantes (chá de sene, chalax) podem prejudicar o intestino?

O uso crônico destes chás laxantes pode prejudicar muito a saúde do intestino, pois contêm substâncias que aumentam a motilidade intestinal, e com o tempo o tecido responsável por desencadear o reflexo de defecação, ou seja, a sensação de que o organismo tem algo para eliminar vai sendo perdida e o organismo fica dependente destas substâncias “externas” para que as fezes sejam eliminadas.

 

Reguladores intestinas que dizem ser “naturais” (natureti, tamarine) são melhores do que os chás? O uso prolongado pode prejudicar a saúde da mulher?

Todos estes compostos prejudicam de alguma forma o funcionamento normal do intestino. Pois estimulam a aceleração do trânsito intestinal e com isso, prejudica a função básica do intestino que é a de absorver os nutrientes que o corpo necessita e eliminar as substâncias que não devem entrar no organismo. Esta permeabilidade intestinal funcionando adequadamente evita inúmeras outras doenças. Outro ponto a ser destacado é o papel das bactérias em nosso intestino. No ambiente intestinal a presença de bactérias benéficas assegura que o ambiente fique favorável para a absorção de minerais, para a produção de vitaminas e para a correta eliminação das fezes, além de contribuir para mantermos um peso adequado. Porém, em uma alimentação rica em alimentos que estimulam o crescimento de bactérias ruins no intestino, e/ou o uso de medicação que desfavoreça a integridade da mucosa intestinal, pode desencadear ou até mesmo agravar o funcionamento intestinal e prejudicar a saúde em geral.

Paola Nunes Moreira é graduada em nutrição pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em nutrição clínica pediátrica pelo Instituto da Criança da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, pós-graduada em nutrição clínica funcional pelo Centro Valéria Paschoal de Educação e diplomada em marketing de alimentos e grande consumo em âmbito internacional pela CESMA Escuela de Negocios de Madrid (Espanha), atende na clinica Super Healthy em São Paulo.

 


compartilhar
compartilhar

10 Comentários para Como soltar intestino preso

  1. Kesia disse:

    Estou com o intestino presto á 5 dias e tomei laxante ate agora não consigo ir ao banheiro. Já comi mamão.Qual a melhor forma de fazer funcionar normalmente ?

    1. conteudo disse:

      Kesia,
      para fazer o intestino funcionar, consuma alimentos com fibras (frutas, verduras, legumes e grãos) e evite comidas gordurosas. Procure não tomar laxante, pois não faz bem à saúde. O ideal é ir adequando seus hábitos alimentares, isso ajuda o intestino a criar um bom ritmo.
      Esperamos ter ajudado!

  2. Ana Paula disse:

    Tenho o intestino preso e não consigo ir ao banheiro por vontade própria, só vou no banheiro quando tomo laxante , e demora dois dias para fazer efeito, depois disso fico com gases durante alguns dias.
    Activia faz efeito só no quinto dia em diante quando deixo de tomar por um dia deixa de fazer efeito ai tenho que começar tudo de novo e só no quinto dia volta a fazer efeito não posso parar de beber nem um dia. por favor me ajude a encontrar uma solução.

    1. conteudo disse:

      Seria interessante procurar um nutricionista funcional para estabelecer um plano alimentar individualizado, a fim de tratar as causas do intestino preso. O uso de laxante acaba prejudicando a manutenção da mucosa do intestino e desta forma, entra-se em um ciclo: mau funcionamento intestinal, uso de laxante que machuca o intestino, e assim repetidamente. É importante cortar este ciclo e tratar a causa, para que a função intestinal se reestabeleça.

  3. evelyn disse:

    Eu ja estou sem ir ao banheiro a mais de duas semanas mais isso pq estou rececada e quando bate a vontade de ir ao banheiro doi muito oq devo comer ?????…o

    1. conteudo disse:

      Seria interessante procurar um nutricionista funcional para estabelecer um plano alimentar individualizado, a fim de tratar as causas do intestino preso.

  4. jaine disse:

    minha mãe teve avc e o intestino dela sempre ressecado e diabete já passou por nutricionista mas mesmo assim fica ate 4 dias preso quais alimentos que possamos dar no almoço que mais solta

    1. conteudo disse:

      Para o intestino funcionar regularmente é importante ofertarmos ao organismo água em quantidade suficiente, de acordo com o peso corporal, fornecer fibras alimentares, presentes em vegetais folhosos (couve, escarola) e frutas (ameixa, mamão e laranja). Além disso, é importante também que haja um estímulo mecânico, ou seja, algum tipo de movimentação na região abdominal. Esta atividade poderá ser melhor determinada individualmente pelo médico que a acompanha e um fisioterapeuta.

  5. qual fruta é adequada para comer, chego ficar até 2 semanas sem ir ao banheiro nem gutalax faz efeitos

    1. conteudo disse:

      Para o intestino funcionar regularmente é importante ofertarmos ao organismo água em quantidade suficiente, de acordo com o peso corporal, fornecer fibras alimentares, presentes em vegetais folhosos (couve, escarola) e frutas (ameixa, mamão e laranja). Além disso, é importante também que haja um estímulo mecânico, neste caso a pratica regular de atividade física auxilia muito!

Escreva seu comentário

* Campos Obrigatórios