8 dicas para Empreendedoras Digitais de sucesso!

O Empreendedorismo Digital tem altas possibilidades de sucessos em um mercadoque concentra o maior público potencial de clientes que em nenhum ambiente físico, ou mapeado pelo marketing tradicional, seriamos capazes de conseguir.

O universo de possibilidades de negócios digitais é grande e tem crescido e se diversificado bastante nos últimos anos, tantos em produtos e serviços como em novos modelos de negócios.

Se até alguns anos atrás, falávamos de tantas empresas tradicionais migrando para o comércio eletrônico – o e-commerce – hoje já falamos com naturalidade de milhares de negócios que já nasceram digitais e as startup, trazendo conceitos totalmente inovadores para o mundo digital de negócios.

Estes dois últimos modelos são a essência do Empreendedorismo Digital, que é ao mesmo tempo desafiador e atraente, e ainda reúne algumas dúvidas na cabeça de tantas pessoas: o que precisamos saber para começar nesta carreira que tem tanto potencial de sucesso pela frente?

Vou falar um pouco aqui de 8 dicas para empreendedoras digitais de sucesso!

Dica 1. Escolha um modelo de negócio para começar no Empreendedorismo Digital

As opções são muitas e isto costuma mais confundir no começo do que ajudar, não é mesmo? Então a minha dica é simples: coloque num papel todas as possibilidades ligadas ao Empreendedorismo Digital:

E-commerce

O que você pode vender pela internet, ou seja, ser um comerciante digital.

Serviços Digitais

Os serviços especializados que você pode desenvolver e vender para empresas que estão querendo entrar de forma eficaz no mercado digital – para citar alguns exemplos: desenvolvimento de websites/blogs, marketing de conteúdo, marketing digital.

Dica 2. Qualifique-se e atualize-se ao máximo conforme o seu modelo de negócio

No mundo digital, a qualificação é essencial, para que você domine as principais técnicas, metodologias e ferramentas usadas em cada perfil. Existem excelentes cursos, alguns até gratuitos ou de custo muito baixo, feitos por empresas que já são referências no ambiente digital e pessoas que são autoridades no assunto.

E a atualização também é fundamental. O mundo digital é dinâmico pela sua própria natureza e precisamos acompanhar cada movimento. A demora na resposta, em qualquer modelo, pode exigir um esforço muito grande para se recuperar o terreno perdido.

Um ponto diferencial aqui é que você, como e-commerce, pode se desenvolver tão bem que poderá dominar as técnicas e se expandir nos serviços digitais. O contrário também é possível, usar os serviços digitais para, no futuro, também empreender diretamente no comércio eletrônico.

Dica 3. Seja uma Pessoa Jurídica e ganhe visibilidade

Mesmo que você tenha um excelente networking – que será a sua primeira base de prospecção de clientes – você será melhor reconhecida se posicionar-se como uma empresa. As pessoas olham com mais profissionalismo.

Neste caso é importante escolher uma das opções – MEI (Micro Empreendedor) ou PJ Simples (melhor tributação na opção de Sociedade Limitada) – e legalizar.

Importante: ser uma Pessoa Jurídica permite emitir notas fiscais, que muitos clientes exigem, principalmente as médias e grandes empresas.

Dica 4. Escolha com critério e desenvolva os seus Canais Digitais

Seja qual for a escolha de modelo de negócios, precisamos de um tripé infalível para se projetar na rede: site, blog e redes sociais.

Neste último item, menos é mais. Nem todas as redes agregam valor e visibilidade à marca – e consome esforço e tempo. Não adianta pensarmos em usar o Instagram se o nosso negócio é de manutenção de eletrônicos, melhor é investir mais fortemente no Facebook.

Dica 5. Cuide com carinho e criatividade da sua Identidade Visual

É a hora de mostrar a empresa visualmente e o Logotipo é o primeiro passo. Crie um que seja moderno, pode ter um estilo mas deve representar bem o seu negócio. Não vamos colocar flores em um logotipo de Consultoria de Marketing Digital, não é?

Após isto, invista em um visual adequado para o tripé do item anterior combinando com o logotipo. É importante que os possíveis clientes comecem a memorizar o seu estilo, isso ajuda a reconhecer e/ou lembrar da sua marca em vários momentos.

Dica 6. Invista em Marketing Digital – como insumo ou como produto

O Marketing Digital é essencial para posicionar a empresa da melhor forma na grande rede e com isso aumentar as chances de atrair clientes e vendas. É um universo com muitas possibilidades para ambos negócios. Vale a pena cada centavo.

Se você é um e-commerce, recomendo contratar uma Agência Digital para desenvolver as estratégias mais adequadas ao seu negócio. Se você é uma Agência Digital, é a hora de usar as próprias técnicas para vender os seus serviços!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *